Postura errada provoca barriga

postura-errada-provoca-barriga

Para quem se preocupa com a boa forma, vale lembrar que a postura pode gerar barriga. A má postura cria uma pequena barriga abaixo do umbigo, pois provoca a perda do tônus muscular na região. O abdômen é um músculo que precisa de contração e fortalecimento. Quando uma pessoa está com uma postura ereta, obriga a contração da barriga. Mulheres que andam empinando o bumbum causam uma inclinação anterior na pelve que acarreta um abdômen para frente, com isso tendem a ter uma barriga causada pela má postura.

 

Por que a postura correta melhora a barriga

A postura correta evita a barriga porque quando os músculos, os ossos e as articulações estão devidamente posicionados, a gordura é melhor distribuída. A boa postura favorece o trabalho dos músculos eretores da coluna e os abdominais atuam como uma espécie de cinta natural na região da barriga e as pregas de gorduras ficam menos evidentes. A má postura favorece a barriga porque quando o indivíduo adota uma má postura dia após dia, os seus órgãos internos são projetados para frente e para baixo e isto associado à flacidez abdominal e má alimentação, resulta em gordura localizada na região abdominal.

 

Pilates como aliado na correção da postura

A técnica de pilates, especialmente, trabalha a reeducação postural de forma dinâmica, estimulando todas as musculaturas necessárias para que o corpo entre em equilíbrio. Além disso, proporciona maior consciência corporal. O Pilates dá ferramentas para que o sujeito, no dia a dia, possa se perceber como um todo, monitorando-se interna e externamente para evitar disfunções como os erros de postura. A reabilitação de uma postura inadequada nada mais é do que dar ao corpo os estímulos corretos e devolver a ele o direito de se mover com mais naturalidade, eliminando hábitos incorretos, tão presentes em nossa vida apressada e sem consciência. Segundo a fisioterapeuta Zenilda Soares, mudar a postura é realmente mudar de atitude, no âmbito físico e mental.