Pilates para Idosos

studio-z-pilates-ribeirao-preto-idososSegundo a Organização Mundial de Saúde, o envelhecimento é definido como “o prolongamento e término de um processo representado por um conjunto de modificações físicas, fisiológicas (modificações internas do organismo) e psicológicas ininterruptas as ações do tempo sobre as pessoas”, sendo assim saúde significa estar em bom estado físico, mental e social e não consistindo apenas a ausência de doença.

A prática de exercícios físicos é fundamental em todas as fases da vida, e na terceira idade se torna mais importante.

As alterações fisiológicas que ocorrem no envelhecimento diminuem a aptidão física e prejudicam a disposição, pois é nesta etapa da vida que se pronunciam doenças crônicas degenerativas, sendo estas na maioria das vezes acompanhadas de dor.

Os exercícios agem positivamente por prevenir e reduzir as limitações físicas que são decorrentes do sedentarismo.

Manter a independência e melhorar o estilo de vida encorajam o idoso a realizar as tarefas do dia a dia , como: caminhar, segurar objetos e levantar com segurança.

No Pilates os exercícios podem ser realizados com baixa intensidade e com a assistência de molas, sendo indicado por promover mais segurança ao idoso.

Podemos citar alguns benefícios:

• Aumento de força muscular e mobilidade articular;
• Aumento dos reflexos de ação e reação;
• Prevenção e controle da osteoporose;
• Melhoria da coordenação e equilíbrio;
• Redução de quedas e acidentes

Atividade física na terceira idade  deve ser prazerosa.  Por isso é essencial que a pessoa escolha algo em que se sinta bem e um profissional capacitado para melhor atendê-lo. Envelhecer é dar continuidade ao crescimento emocional, intelectual e psicológico.

banner-interno-loja-studioz

 

Facebook