Pilates para as pessoas com necessidades especiais

necessidades especiais

Segundo os dados do IBGE estima-se que 46 milhões de brasileiros possuem alguma deficiência física ou mental, isto é, aproximadamente 24% da população brasileira tem necessidades especiais. E pode-se afirmar que muitas vezes essa parte da população tem dificuldade em encontrar alguma atividade física que se encaixe as suas limitações. O que poucas pessoas ainda tem conhecimento, é que o pilates é um ótimo exercício físico para todos, inclusive para pessoas com necessidades especiais.

De que forma o Pilates trabalha atendendo as necessidades especiais de cada aluno?

O pilates trabalha o indivíduo como um todo, respeitando as limitações corporais e tentando superar os desafios. É muito importante saber quais são os objetivos do aluno com o pilates (podendo ser o fortalecimento das pernas, melhora do alongamento, diminuição da dor, entre outros) e através desse objetivo, o instrutor deve montar treinos diferenciados e devido ao fato dos exercícios serem individuais, eles podem ser adaptados conforme as necessidades do aluno, e com esse tipo de treinamento os resultados alcançados serão satisfatórios.

Quais os benefícios do Pilates para alunos com necessidades especiais?

A prática dos exercícios de Pilates pelos portadores de necessidades especiais e/ou deficiência pode aumentar a resistência física e descobrir potencialidades, além de melhorar a auto-estima e a autonomia. Todos esses benefícios citados acima são alcançados através da melhora do fortalecimento e alongamento da musculatura, e de exercícios que visam a coordenação, conscientização e equilíbrio corporal. Dessa forma, posteriormente a esses benefícios, o aluno consegue melhorar a sua funcionalidade corporal e suas atividades de vida diária.

Quais os cuidados necessários?

Para que os exercícios beneficiem os alunos, é necessário um profissional qualificado para conduzir a aula, sendo de grande importância a supervisão e correção durante todos os exercícios que o aluno irá realizar. E também é essencial que todos os exercícios sejam realizados conforme a limitação de cada aluno. Tendo esses cuidados, o Pilates só irá acrescentar positivamente na vida do aluno com necessidades especiais.