Pilates como benefício e ajuda para atletas

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Como estão acontecendo os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o studio Z resolveu mostrar como a prática do pilates pode auxiliar os atletas de diversas modalidades esportivas em seu treinamento e desempenho. Já está comprovado que o pilates ajuda a melhorar a performance e o condicionamento dos atletas, por isso muitos praticantes de esportes já aliam a técnica do pilates às suas atividades, pois com essa técnica tem um aumento da capacidade de concentração, foco, autocontrole e a redução do estresse, em uma forma geral, o pilates para atletas é capaz de reestruturar o corpo e melhorar a consciência dos movimentos.

O pilates para atletas pode ser realizado como um complemento de treinamento, como prevenção de lesões musculares e articulares, e também para reabilitação dessas lesões.  Partindo desse princípio, a prática pode apresentar benefícios para todas as modalidades esportivas como: atletismo, balé, basquete, futebol, natação, vôlei, ciclismo, corrida e muitas outras. Os exercícios podem ser direcionados para uma modalidade específica, possibilitando também um treinamento mais funcional, porém de maneira geral, o pilates visa à melhora do condicionamento, equilíbrio, da flexibilidade e coordenação.

Quais são os riscos que sofrem os Atletas? E como o pilates pode ajudar?

Os movimentos esportivos realizados de forma incorreta, a sobrecarga de uma musculatura ou a falta de preparo muscular, podem gerar lesões articulares ou musculares, seja por um baixo nível de flexibilidade, coordenação motora, propriocepção ou por falta de estabilização da coluna, fraqueza muscular ou amplitude de movimento reduzida. Também pode ocorrer uma lesão devido a alta sobrecarga muscular causada pelo excesso de treinos.

O atleta que pratica pilates aprende a coordenar a respiração, concentração, a precisão, o alinhamento, o controle de centro, a coordenação, a fluência do movimento e o ritmo. Esses elementos contribuem para o desenvolvimento muscular equilibrado e o movimento do corpo como um todo, esses ganhos são essenciais para a prevenção de lesões e melhora da funcionalidade do atleta. Além disso, o pilates para atletas auxilia no alinhamento do sistema músculo esquelético, na distribuição das forças pelas diversas articulações, proporcionando a garantia da segurança biomecânica, da saúde e da longevidade do esportista.

Benefícios do pilates na prevenção de lesões musculares para os atletas:

Um dos grandes benefícios da prática do pilates para atletas é a prevenção de lesões. Como há um menor desgaste muscular no pilates, ocorre o aumento da potência e da resistência muscular, diminuindo também os movimentos compensatórios responsáveis pelas lesões. O pilates para atletas trabalha de maneira global o fortalecimento da musculatura, proporciona um excelente trabalho na musculatura estabilizadora da coluna, evitando esforços excessivos que poderiam levar a lesões. Geralmente trabalha-se com exercícios de mobilidade, flexibilidade e estabilização, melhorando o gesto esportivo pois o corpo é moldado globalmente. Trabalha-se juntamente corpo e mente, beneficiando, assim, também a respiração do atleta, que incrementa em seu desempenho. Os alongamentos realizados permitem uma melhora na amplitude articular do movimento, proporcionando uma melhora na performance esportiva diminuindo assim o risco de lesões.

Benefícios do pilates para a reabilitação de lesões musculares dos atletas:

O pilates para atletas é um método eficiente na recuperação de traumas e lesões, pois ele trabalha toda a musculatura, sendo assim uma alternativa eficiente para tratar dores lombares crônicas, lesões de ligamento, tornozelos e estiramentos musculares, que são lesões muito comuns nos esportistas e atletas.

Os movimentos realizados no método do pilates proporcionam um alongamento e fortalecimento que podem parecer simples, mas agem no corpo de forma integrada e individualizada. Os exercícios realizados durante as aulas são de pouco impacto, com um baixo número de repetições e geram resultados eficazes, pois assim os músculos e articulações sofrem menos desgastes. Um outro motivo do pilates ser adequado para a reabilitação, é o fato do método não se basear na quantidade de exercícios, mas sim perfeição da execução de cada um deles. Sendo sempre realizado o exercício de forma lenta e bem executada, promovendo assim o equilíbrio do organismo e o alivio de algumas dores.

O pilates proporciona movimentos mais eficientes e seguros para o esporte, corrigindo os desequilíbrios musculares e aumentando a capacidade respiratória. A atividade fortalece todo o centro do corpo, o abdome e os músculos de sustentação da coluna, bastante solicitados nas práticas esportivas. Os exercícios também trabalham postura, coordenação, equilíbrio, flexibilidade e força muscular do corpo todo, desta forma reabilitando a lesão adquirida e prevenindo que o atleta venha a ter novas lesões.