Pilates para Homens

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O criador do método, o acrobata Joseph Pilates, era um homem que treinava outros homens, como o alemão campeão mundial de boxe Max Schmeling (1905-2005).

Os exercícios do pilates podem ser realizados no solo ou em aparelhos como: cadillac, reformer, chair e ladder barrel, comuns nos studios de pilates. As aulas podem ser incluídas uso de alguns acessórios, como círculo mágico, bola, bosu e meia-lua. Esses acessórios e aparelhos formam hoje um repertório de mais de 3.500 exercícios que acabam sendo úteis para todas as atividades do seu dia. Praticar uma hora, duas vezes por semana, é o suficiente para adquirir todos os benefícios que o método proporciona, segundo a fisioterapeuta Zenilda Soares.

Por que os atletas estão incluindo o método pilates nas suas atividades

Atletas das mais variadas modalidades são beneficiados. Por exemplo: quem joga tênis ou golfe acaba se dando bem com o aprimoramento da rotação do tronco. Maratonistas melhoram seu tempo com técnicas avançadas de respiração, e lutadores ganham mais flexibilidade e força abdominal. A grande variedade de exercícios garante um trabalho eficiente para toda a musculatura. Numa aula dá para trabalhar todas as cadeias do corpo: anterior, posterior e lateral.

Um dos principais focos do pilates é o fortalecimento da musculatura central do corpo. Joseph Pilates deu o nome de “powerhouse” ao conjunto desses músculos, que abrangem abdômen, coluna e região pélvica. O domínio dessa área é fundamental para os mais variados exercícios físicos. De quebra, sua barriga fica sarada.

 

Benefícios do Pilates para homens:

Uma das principais deficiências masculinas quando o assunto é exercício físico é a pouca ou nenhuma flexibilidade de seus músculos. Isso fica fácil de notar quando vemos os famosos “atletas de final de semana” jogando futebol e resultando em um dolorido estiramento muscular por pura falta de flexibilidade e fortalecimento muscular. O Pilates atua no ganho e melhora dessa elasticidade, uma vez que promove o alongamento global da musculatura visando sua manutenção e ganho de amplitude e qualidade de movimento.

Um dos benefícios que mais chamam a atenção dos homens no geral é a possibilidade de trabalhar músculos quase nunca trabalhados em musculação, ou outras modalidades esportivas, como a musculatura do core (que se localiza logo abaixo da caixa torácica), que é o centro de força do nosso corpo e responsável pela manutenção da nossa postura, no que resulta em uma ótima preservação e alinhamento da coluna.

E por fim, a melhora e ganho da resistência física, que é muito importante no dia a dia de todo homem, não só para a realização dos afazeres diários, mas também para a qualidade de saúde, melhora de dores crônicas e prevenção das mesmas.

‘’A aptidão física é o primeiro requisito da felicidade. Nossa interpretação da aptidão física é a obtenção e manutenção de um corpo uniformemente desenvolvido com uma mente sã plenamente capaz de, natural e facilmente, realizar satisfatoriamente as nossas muitas e variadas tarefas diárias com entusiasmo espontâneo e prazeroso.’’ Joseph Pilates