Prancha – Os benefícios

prancha

A prancha é um exercício muito citado nos últimos tempos, devido aos benefícios que ela traz para o fortalecimento do abdômen e também para melhorar a estabilidade do tronco, muitas vezes melhorando as dores na coluna. Porém é valido lembrar que esses benefícios só acontecem se o exercício for realizado com perfeição, por isso é essencial a supervisão de um profissional.

A prancha mais conhecida é a prancha frontal, que fortalece mais especificamente o reto do abdômen, e além dela existem inúmeras variações de prancha, sendo uma delas: a PRANCHA LATERAL, que trabalha fortalecimento dos músculos do abdômen, tendo como ênfase o abdômen obliquo, que também é chamado de abdómen lateral, e é um dos músculo responsáveis pela estabilização do tronco e também da coluna. Além do exercício de prancha melhorar a estabilidade da coluna, ela também auxilia na definição dessa musculatura.

A prancha lateral também tem as suas variações e cada uma delas um nível de dificuldade diferenciado.

Ela pode ser iniciada com o cotovelo e o joelho apoiado e evoluir gradativamente até chegar em um nível avançado (como na foto), onde a aluna está utilizando o apoio da mão e a perna está apoiada em um local sem estabilidade, onde necessita que o músculo trabalhe mais para estabilizar o seu corpo. Nesse exercício também pode ser adicionado os movimentos do braço superior, puxando uma mola ou mexendo com um álter(peso), deixando-o ainda mais avançado.

Esse exercício de prancha lateral tem como benefícios: o fortalecimento da musculatura abdominal (com ênfase no abdômen oblíquo), também a definição dessa musculatura e o auxílio na estabilidade do tronco.