Principais causas e como aliviar a Dor Cervical

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A dor cervical é muito comum e geralmente autolimitada, os sintomas costumam melhorar em poucos dias ou semanas. Os casos que não resolvem em 2 meses viram problemas crônicos e além da dor podem resultar em perda de função como redução da amplitude de movimento, deformidades e em casos mais graves fraqueza e redução da sensibilidade dos membros. A cabeça e a região do pescoço estão vulneráveis a muitos tipos diferentes de stress: postura inadequada, traumatismos, doenças da idade como desgaste ou artrite, disfunções da mordida e muitas outras causas. Atividades aparentemente inócuas como ler na cama ou mascar chiclete podem causar dor se realizadas incorretamente ou na presença de alguma disfunção.

Principais causas da dor cervical

1.    A principal causa de dor cervical e algumas vezes cefaléia é postura inadequada no ambiente de trabalho e que chamamos de cervicalgia postural. É fácil adquirir hábitos posturais ruins sem ao menos se conscientizar disso.

2.    Ler na cama pode causar tensão cervical, principalmente se estiver sem apoio, flexionando a cabeça e tentando manter os braços pra frente para segurar o livro.

3.    A posição de dormir é outra fonte possível de problemas cervicais. O seu travesseiro o força a dormir com o pescoço em um ângulo, seja ele muito alto ou muito baixo?

4.    A articulação têmporo-mandibular (ATM) é a articulação pela qual a mandíbula se conecta com o crânio. Problemas dolorosos com a ATM ocorrem em pessoas que apresentam má-oclusão dentária, rangem os dentes, utilizam a articulação de maneira inadequada ou apresentam outras doenças. Como o pescoço e a ATM estão diretamente relacionadas, disfunção da articulação têmporo-mandibular pode causar cervicalgia e vice-versa. Numa sucessão de mordidas erradas, desgastes e compensações, o corpo se encarrega de adequar, nesse caso negativamente, articulações, músculos e ossos, o que resulta em dor cervical.

Como aliviar esses sintomas

A melhor forma para aliviar os sintomas da dor cervical é encontrar a causa e melhorar as disfunções ocorridas pelo real motivo.  Como um dos principais motivos da dor cervical é as postura inadequada, aqui vai uma dica da postural adequada que devemos adotar no dia a dia.

Mantenha a cervical em posição neutra sempre que possível. Em outras palavras, não curve a cervical para frente e nem para trás por períodos muito longos. Também tente não ficar sentado em uma mesma posição por muito tempo, se for necessário, certifique-se de que a postura está adequada: cabeça em posição neutra, costas com apoio, joelhos ligeiramente abaixo do quadril e com os braços apoiados. Trabalhar com a postura adequada faz com que as musculaturas profundas sejam ativadas. Lembrando que é importante avaliar cada caso da dor cervical.

Posicionamento da cervical neutra