Profissões que Afetam a Postura

profissoes-que-afeta-a-postura

Algumas profissões exigem que a coluna vertebral permaneça em uma mesma posição por muito tempo, algumas delas são: telefonista, dentista, psicólogo, manicure, secretária, cirurgiões, cabeleireira, estudante, entre outras. Para que consiga executar esses trabalhos sem que ocorra a má postura, é necessário que a musculatura da coluna tenha um bom fortalecimento, caso isso não aconteça, o trabalhador poderá ter um grande desgaste muscular e uma má postura, que causará dores, desconfortos e podendo até ocasionar algumas lesões e patologias.

Alguns sintomas da postura errada são formigamentos e dores agudas, que podem ser localizados na coluna ou afetar outros membros, como ombros e joelhos. Ficar muito tempo sentado, com o tronco arqueado, realizando movimentos repetitivos (como digitação) também podem causar essas dores. A dor que é causada pela má postura é um sinal de que algo está errado e quanto antes o problema for tratado, melhor, pois é possível evitar que evolua para lesões mais graves.

As patologias mais recorrentes dos trabalhadores que permanecem em uma postura incorreta e que executam movimentos repetitivos são: lombalgia, cervicalgia, tendinite (inflamação que causa dores ao movimentar uma articulação), epicondilite (inflamação nos tendões do cotovelo) e síndrome do túnel do carpo (uma compressão do nervo mediano do canal do carpo, que fica entre a mão e o antebraço). Esses profissionais ainda podem desenvolver escolioses (desvios ou encurvamentos da coluna vertebral), hérnias e deslocamentos de discos.

Quais os benefícios?

O Pilates tem como benefícios: aumento da flexibilidade e amplitude muscular, o alinhamento postural, a melhorar dos níveis de consciência corporal e coordenação motora, devido a isso é muito indicado para o tratamento e prevenção de dores ocasionadas devido a má postura, pois os exercícios tem como base o fortalecimento e alongamento da musculatura de uma forma global, sempre priorizando a estabilização da coluna estática ou dinamicamente, o que ajuda a conscientizar e ter uma boa musculatura para estabilizar a postura correta da coluna no dia-a-dia. Com a melhora da postura, haverá diminuição das dores e o consequente aumento da qualidade de vida e disposição para a realização das atividades diárias.

Natália Uechi