Riscos de Fazer Pilates sem uma Supervisão Adequada

riscos-pilates-sem-supervisao-adequada

O pilates é uma atividade física que traz diversos benefícios para a saúde física e mental, ele trabalha o fortalecimento dos músculos, a melhora na postura, o aumento da flexibilidade e da coordenação corporal, além de reduzir o estresse, as dores e melhorar a qualidade do sono. Com todos esses benefícios, o pilates vem crescendo no mercado e ganhando o interesse de muitas pessoas, porém é essencial que todos saibam da necessidade de um profissional qualificado e de uma supervisão adequada para que esses benefícios sejam alcançados.

 

O que seria uma supervisão adequada?

Inicialmente é essencial e indispensável um profissional qualificado para condução das aulas, ele deve ter uma graduação em fisioterapia ou educação física e formação pelo método do pilates. Para que esse profissional consiga executar as aulas com segurança e otimização é necessário um número baixo de alunos para que em todos os momentos o instrutor consiga demonstrar os exercícios, corrigi-los e supervisiona-los durante toda a execução do movimento, somente assim é garantido que o aluno realizará todos os exercícios de maneira eficaz e segura, tendo todas as orientações válidas e precisas para cada caso.

O pilates é uma atividade adaptável, que consegue ser trabalhada de maneira diferente conforme a necessidade de cada indivíduo, por isso é exigido um grande conhecimento e experiência do profissional, para conseguir respeitar a limitação e a capacidade de evolução de cada aluno.

 

Quais são os riscos que o aluno corre se não houver uma boa supervisão?

Assim como pode acontecer com qualquer tipo de exercício físico, o pilates executado de forma incorreta pode ser prejudicial, ou seja, ele pode agravar as lesões de quem procura o método com fins terapêuticos ou até mesmo causar novas lesões. Os movimentos incorretos também podem provocar algumas dores e desconfortos.

 

Como evitar que o pilates traga riscos?

Para que sejam evitados os riscos citados a cima, deve-se procurar um studio de pilates com profissionais qualificados e que saibam dar toda assistência necessária para o aluno, se houver uma boa supervisão e orientação durante as aulas, não há dúvidas de que os riscos serão evitados e muitos benefícios conseguirão ser alcançados pelos alunos.