Sabia que o fortalecimento do abdômen pode melhorar a postura?

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Caso clínico

O aluno D.R, de 26 anos, que treina Jiu-jitsu há 4 anos, veio a procura do Pilates para fortalecer a musculatura e melhorar o alongamento, com o objetivo de evoluir as suas performances durante a luta. Além da luta, o aluno joga futebol de forma amadora e sentia bastante insegurança na articulação do joelho devido a uma antiga lesão realizada em um desses jogos de futebol. No início das aulas de Pilates, foi realizada uma avaliação e uma sessão de fotos, aonde foi encontrada uma postura totalmente incorreta e uma grande falta de consciência corporal, o centro de gravidade (peso do corpo) era totalmente apoiado na parte anterior do pé e com isso uma anteriorização do tronco (o aluno jogava o corpo para frente), também havia uma hiperlordose (grande curvatura não anatômica na coluna lombar) devido a falta de fortalecimento do abdômen e de consciência postural, também apresentava uma protusão da coluna cervical (a cabeça era posicionada para frente, realizando uma curva incorreta na região cervical), e como uma tentativa incorreta para ajustar a postura o aluno realizava a adução das escápulas (levava os ombros para trás). Além da parte postural, o aluno apresentava um enorme encurtamento (falta de alongamento) nos membros inferiores e uma falta de fortalecimento muscular de forma geral.

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Conduta de exercícios realizados:

Desde o início das aulas o aluno conseguiu grandes evoluções, pois foi realizado um treino de fortalecimento e alongamento muscular de forma global, com treino de estabilidade de tronco através do fortalecimento do abdômen, que acarretou na melhora da postura e também maior estabilidade para realizar os esportes que pratica. Através dos exercícios também houve a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e a definição da musculatura, com ênfase nos músculos do abdômen que são os responsáveis pela estabilidade do tronco e por estrutura-lo na postura correta.

Resultados:

Após três meses realizando aulas de Pilates duas vezes na semana, foi realizado a reavaliação do aluno, onde foi constatado que houve uma grande melhora da postura, pois o centro de gravidade foi reestabelecido, o corpo se realinhou e o apoio que antes era somente na parte anterior do pé passou a ser distribuído e apoiado igualmente em toda a superfície do pé (também apoiando no calcanhar), houve uma grande definição e fortalecimento do abdômen, o que resultou em uma melhora significativa da hiperlordose. Também apresentou um significativo fortalecimento da região escapular (região dos ombros e escápulas), que melhorou o posicionamento dos ombros e o encaixe das escápulas. E por fim, com o fortalecimento dos músculos estabilizadores (abdômen e da região escapular) houve também a melhora da protusão de cabeça, melhorando o alinhamento da mesma como podemos ver nas fotos do antes e após os 3 meses de pilates.

Como o fortalecimento do abdômen melhora a postura?

Os músculos abdominais são essenciais no auxílio do movimento e estabilização da coluna, são eles que auxiliam para que ela fique ereta e alinhada. Quando essa musculatura está forte esse trabalho de estabilização é realizado com êxito e consegue-se obter uma postura correta, sem a sobrecarga de nenhuma outra musculatura ou estrutura óssea, porém se não há o fortalecimento muscular adequado, não é possível haver uma estabilização, fazendo com que ocorra uma sobrecarga na estrutura óssea da coluna e nos músculos associados, levando a uma desestrutura do tronco. Essa falta de estrutura acarreta a uma postura incorreta que pode ocasionar em dores e complicações. Quais são os riscos da postura incorreta?: A postura incorreta pode levar a algumas complicações se não houver o cuidado e o tratamento adequado. O sintomas mais comuns em pessoas com problemas posturais são dores, sensação de desconforto e cansaço muscular, porém como exemplo, a longo prazo uma protusão de cabeça como citada no aluno acima pode acarretar ao deslizamento de vertebra e/ou até uma hérnia de disco. É também muito comum a hiperlordose lombar, que é uma postura resultante da falta do fortalecimento do músculos estabilizadores do abdômen e que se também não for realizado um tratamento adequada para estabiliza-la pode levar a inúmeras complicações podendo citar como exemplo a lombalgia, que é a dor crônica na região lombar. Por isso, quanto antes fortalecer a musculatura e melhorar a postura, menores os riscos de ocorrer patologias associadas a postura incorreta.