A importância da secretária na empresa e as queixas mais comuns dessa profissão

a-importancia-das-secretaria-e-suas-queixas

O que faz uma secretária ?

Secretária é a profissional que em um escritório organiza, documenta, paga contas, datilografa, classifica documentos, redigi cartas, se comunica com clientes e auxiliares externos do escritório, além de, possivelmente, fazer alguns afazeres pessoais de seu chefe, obtendo confiança e credibilidade deste. A secretária se encarrega de toda a parte burocrática da empresa para qual trabalha, documentando, arquivando e organizando todos os papéis referentes. Fazem, também, o intermédio de clientes e pessoas físicas com seu chefe por telefone, analisando sua agenda e seus compromissos. A secretária é a parte fundamental de um escritório, pois é ela que mantém todos os documentos em ordem, para que todas as outras pessoas possam se organizar de acordo com o que ela preparou.

Por que secretárias sentem dores nas costas?

O aumento de atividades atribuídas a estas profissionais, as secretárias passam várias horas por dia em uma mesma posição. Seja sentada ao computador, marcando compromissos, atendendo telefones, digitando documentos ou em pé, saudando visitantes, comprando materiais de escritório ou assistindo reuniões. Isso faz com que muitas mulheres que exercem esta função tenham problemas de coluna. Geralmente, para atender ao telefone, o aparelho fica preso entre o pescoço e o ombro, para deixar as mãos livres para digitação ou para escrever simultaneamente. A secretária fica em uma posição desconfortável e pode permanecer nela por longos minutos, enquanto a chamada não se encerra. Com isso, aumenta também o desgaste sobre a coluna. Além disso, ficam horas sentadas em frente a um terminal de computador. Muitas vezes o trabalho é feito sem interrupções e com uma postura inadequada fazendo com que as dores de coluna sejam constantes. Outro agravante é o salto alto. Na maioria dos casos, secretárias costumam usar saltos altos e finos, permanecendo calçadas com eles durante várias
horas por dia. Os sapatos com saltos muito altos provocam não apenas cansaço ao fim do dia, mas desencadeiam dores nas pernas e até problemas de coluna. A mudança na base de apoio modifica a estrutura dos ossos e também encurta os músculos posteriores da perna. Segundo a fisioterapeuta Zenilda Soares, o uso do salto aumenta a lordose e, com isso, a dor nas costas e nos pés.

Dicas para diminuir as dores nas costas

Sapato adequado

O mais correto e indicado é fazer, durante a semana, um rodízio entre saltos mais altos e mais baixos, não deixando que os pés se acostumem a um tipo específico de salto.

Cadeira apropriada para secretária

A secretária trabalha várias horas por dia em um terminal de computador. De acordo com orientações do fisioterapeuta Zenilda Soares é necessário que a profissional garanta que a sua cadeira lhe dê um bom apoio para as costas em altura confortável e evitar passar muito tempo numa só posição.

Postura adequada para quem fica muito tempo sentado

  1. Posicione seus quadris o mais para trás que puder no sentido de ficar mais próximo do encosto da cadeira. Ajuste a altura do assento de forma que seus pés estejam apoiados no chão e os joelhos na mesma altura ou ligeiramente abaixo de seus quadris.
  2. Ajuste o encosto da cadeira para -110 a 100 ° de reclinação. Se necessário use pequenas almofadas para te ajudar a ficar confortável. Se sua cadeira tiver um mecanismo de ajuste automático, use-o para frequentes mudanças de posição.
  3. Ajuste os braços da cadeira de modo que seus cotovelos estejam bem apoiados, e remova-os, se possível, no caso de estarem te incomodando. Posicione-o diretamente em frente ao seu corpo, verificando que ele esteja centrado em sua direção.
  4. Verifique se seus ombros estão relaxados, seus cotovelos em uma posição ligeiramente aberta e seus pulsos retos.
  5. Centralize seu monitor exatamente em sua frente, atrás do teclado, e em uma altura que seu pescoço fique relaxado. Uma sugestão é posicionar a parte superior do monitor aproximadamente 10cm acima da altura de seu olho, estando sentado, e se você usar lentes bifocais, abaixe o monitor para um nível de leitura confortável.

Além dessas dicas é muito importante fazer pausas durante seu dia de trabalho para diminuir as tensões adquiridas pelo trabalho.