Pilates no Processo de Reabilitação da Marcha

reab2

Há cerca de 2 meses, Rodrigo Bocchi de 30 anos, procurou o estúdio de pilates para dar continuidade em sua reabilitação devido a um tiro na coluna lombar que veio afetar sua perna direita. Com essa lesão, sua a marcha e postura  foram  alteradas. Segundo Rodrigo, em 2015 ele sofreu um assalto e levou um tiro na coluna lombar que o fez ficar internado por quase 1 mês e com o diagnóstico de paralisia dos membros inferiores. “Após a alta do hospital comecei a reabilitação e depois de muita fisioterapia e batalhas voltei a andar, mas com muita dificuldade”. Dando continuidade à sua reabilitação, Rodrigo começou a fazer academia para definição muscular,  melhorar a dor na coluna e para desenvolver melhor a marcha. “Depois de alguns meses voltei no médico e ele pediu que eu fizesse pilates. Foi aí que eu decidi procurar um estúdio de pilates que pudesse me ajudar.

Segundo a fisioterapeuta Zenilda Soares, após avaliação pela mesma, Rodrigo apresentava uma alteração postural acentuada por causa da sequela na perna direita e com várias alterações nas cadeias musculares. Após a avaliação, foi traçado um programa de exercícios específicos para melhorar o desequilíbrio muscular e a marcha. Nesse programa de exercícios foram incluídos o alongamento, o fortalecimento de musculatura (estabilizadora e mobilizadora) e o treino de marcha. Com 2 meses de pilates fazendo 2 vezes por semana com duração de 1 hora cada sessão, o Rodrigo apresenta os seguintes resultados:

  • Cadeia muscular do lado esquerdo mais alongada
  • Cadeia muscular do lado direito mais fortalecida
  • Musculatura estabilizadora  mais forte
  • Marcha mais ágil
  • Diminuição da dor na coluna

Segundo a fisioterapeuta Zenilda Soares, além dos exercícios de pilates, Rodrigo recebeu orientações para ajudar em sua reabilitação, as quais incluem: treinamento para sentar e levantar da cadeira e descer e subir escadas. Com essas orientações o prognóstico do Rodrigo foi excelente!

Para obter as realizações mais elevadas do escopo das nossas capacidades em todos os aspectos da vida, devemos nos esforçar constantemente para desenvolver corpos fortes e saudáveis e para desenvolver nossas mentes ao máximo das nossas habilidades.”  Joseph Pilates