Rabdomiólise – Fique atento

rabdomiolise

Sua saúde é muito importante para nós. Nós não somente queremos que você melhore sua qualidade de vida e sua aparência, mas todo o seu corpo e sua mente. Infelizmente, métodos de treinos de alta intensidade vem acompanhados de alguns perigos sobre os quais nós gostaríamos de alertar vocês. Um desses riscos é a Rabdomiólise. Essa doença, na qual partes dos músculos se dissolvem, levando à falência renal, é muito rara. Apenas 1% dos casos diagnosticados é causado por treinos, mas mesmo assim é um assunto muito sério.

A Rabdomiólise é a morte das fibras musculares devido a uma lesão muscular direta ou indireta, com liberação do conteúdo das fibras para a corrente sanguínea. Essas lesões se devem a fatores físicos, químicos ou biológicos. Trata-se de uma síndrome grave, que conduz a diversas complicações e que, em casos raros, pode até causar a morte.

Causas

Há várias causas potenciais de rabdomiólise que podem ser divididas em três categorias:

1) compressão traumática ou muscular;

2) não traumática com esforço;

I – excesso de atividade muscular

II – miopatias metabólicas.

III – desregulação térmica.

3) não traumática sem esforço;

I – drogas

II – toxinas

III – infecções

IV – distúrbios eletrolíticos.

Sintomas

Pode ser difícil de identificar os sinais e sintomas da Rabdomiólise, porque eles são muito variáveis e podem ocorrer numa área específica do corpo ou afetar o corpo todo. Os sinais e sintomas mais comuns são dor muscular, especialmente nos ombros, coxas ou região inferior das costas, fraqueza muscular nos braços ou pernas, dor abdominal, náuseas e/ou vômitos, febre, aumento da frequência cardíaca, confusão, desidratação, perda da consciência, urina vermelho escuro ou marrom, urina reduzida ou nenhuma produção de urina. Os  sintomas que primeiro chama a atenção para pensar na doença, é composta por:

  • Mialgia (dor muscular)
  • Fraqueza muscular
  • Urina escura

OBS: a progressão da doença não pode ser interrompida pelo próprio atleta, ou seja, estratégias como tomar bastante  água não vão ajudar nesse caso. Se você tem fortes motivos para acreditar que está apresentando sintomas de rabdomiólise, por favor, consulte um médico imediatamente.

Fonte: abc.med.com.br

Observação: Zenilda Soares