Você sabia que o Bruxismo pode causar Dor na Cervical?

bruxismo-dor-cervical

Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM) e também pode desenvolver problemas na coluna cervical.

Principais fatores que desencadeiam o bruxismo

Estresse, interferências oclusais (caracterizada por uma mordida cruzada ou por um dente que ficou alto depois de uma obturação, por exemplo), respiração bucal, que resseca a mucosa oral e faz com que a boca faça os movimentos de ranger para estimular as glândulas salivarias, alterações psicológicas e a genética pode desencadear a patologia.

Dor na cervical por causa do bruxismo

A coluna cervical sofre influência direta com as articulações dos ossos do crânio. O fisioterapeuta não pode tratar a coluna cervical sem relacioná-la com a ATM, assim como o dentista também precisa saber que uma alteração nesta região pode levar mudanças na região da cervical e também na postura do indivíduo como um todo. Um exemplo comum é a respiração bucal, que pode provocar até mesmo, problemas na coluna cervical. A dor na cervical, pode ter relação com o posicionamento da língua: ponta da língua na papila incisiva (atrás dos dentes superiores da frente) e o dorso da língua no céu da boca. Quando a pessoa respira pela boca precisa, necessariamente, baixar a língua e no momento em que ela está baixa, para que seja possível a respiração, a cabeça precisa ser projetada para frente o que altera a posição da coluna cervical. Esse movimento da cabeça provoca dores na cintura escapular, coluna dorsal, na lombar e inversão de curva cervical. Portanto se você estiver com um desses sintomas, procure dar uma atenção especial a estas causas, porque elas não estão isoladas e podem levar a um comprometimento em diferentes estruturas.