Os benefícios do Pilates e os exercícios recomendados em cada trimestre da Gestação

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O pilates é um método que usa a respiração, flexibilidade e força que favorece a consciência corporal, o equilíbrio, o alongamento e o alinhamento da postura. Os exercícios são realizados em bolas e aparelhos especiais, atuando sobre a musculatura profunda, em especial do abdômen.

Benefícios

  1. Ameniza dores: Principalmente na região lombar, proporcionando mais disposição e menos stress. O pilates também trabalha a respiração, o que melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, evita possíveis dores nas pernas.
  2. Trabalha os músculos: A prática do pilates exercita até os músculos que não são trabalhados no dia a dia e a musculatura profunda da coluna.
  3. Melhora a flexibilidade: A aula tem muitos movimentos de alongamento, o que faz com que quem pratica regularmente se sinta bem disposto para realizar atividades que exijam elasticidade.
  4. Estimula a coordenação motora: Os exercícios exigem uma concentração forte, já que trabalham muitas regiões musculares e mais de um movimento ao mesmo tempo, o que exige coordenação motora e equilíbrio.
  5. Corrige a postura: a atividade fortalece e alonga as regiões tônicas.

Indicações

O pilates está indicado a partir do primeiro trimestre da gestação desde que tenha o laudo médico indicando que a gestante está apta a prática do Pilates.

Recomendações para o primeiro trimestre:

– Utilizar Carga leve.

– Caso haja alguma patologia observar o esforço muscular e a articulação envolvida.

– Esse é o melhor momento para se trabalhar a consciência corporal, fortalecimento do períneo, e aplicar os princípios do Pilates.

– Evitar exercícios de flexão de tronco (que causem expulsão).

 Recomendações para o segundo trimestre:

– É o melhor trimestre para se trabalhar força, porém sempre lembrar dos princípios e só utilizar as evoluções se a paciente tiver controle.

– A carga pode ser moderada.

– Evite exercícios muito instáveis, pois com o aumento da produção de relaxina (hormônio produzido pelo lúteo e placenta) as articulações estarão desprotegidas e com maior risco de lesão.

Recomendações para o terceiro trimestre:

– A carga volta ser leve.

– Utilizar a respiração em quatro tempos, ou seja, expirar durante o movimento.

– Enfatizar exercícios de alongamento e relaxamento e preparação para o pós-parto.

 

“Mesmo antes de nascer  já é a razão do seu viver.”