O pilates é um método que usa a respiração, flexibilidade e força que favorece a consciência corporal, o equilíbrio, o alongamento e o alinhamento da postura. Os exercícios são realizados em bolas e aparelhos especiais, atuando sobre a musculatura profunda, em especial do abdômen.
Benefícios
- Ameniza dores: Principalmente na região lombar, proporcionando mais disposição e menos stress. O pilates também trabalha a respiração, o que melhora a circulação sanguínea e, consequentemente, evita possíveis dores nas pernas.
- Trabalha os músculos: A prática do pilates exercita até os músculos que não são trabalhados no dia a dia e a musculatura profunda da coluna.
- Melhora a flexibilidade: A aula tem muitos movimentos de alongamento, o que faz com que quem pratica regularmente se sinta bem disposto para realizar atividades que exijam elasticidade.
- Estimula a coordenação motora: Os exercícios exigem uma concentração forte, já que trabalham muitas regiões musculares e mais de um movimento ao mesmo tempo, o que exige coordenação motora e equilíbrio.
- Corrige a postura: a atividade fortalece e alonga as regiões tônicas.
Indicações
O pilates está indicado a partir do primeiro trimestre da gestação desde que tenha o laudo médico indicando que a gestante está apta a prática do Pilates.
Recomendações para o primeiro trimestre:
– Utilizar Carga leve.
– Caso haja alguma patologia observar o esforço muscular e a articulação envolvida.
– Esse é o melhor momento para se trabalhar a consciência corporal, fortalecimento do períneo, e aplicar os princípios do Pilates.
– Evitar exercícios de flexão de tronco (que causem expulsão).
Recomendações para o segundo trimestre:
– É o melhor trimestre para se trabalhar força, porém sempre lembrar dos princípios e só utilizar as evoluções se a paciente tiver controle.
– A carga pode ser moderada.
– Evite exercícios muito instáveis, pois com o aumento da produção de relaxina (hormônio produzido pelo lúteo e placenta) as articulações estarão desprotegidas e com maior risco de lesão.
Recomendações para o terceiro trimestre:
– A carga volta ser leve.
– Utilizar a respiração em quatro tempos, ou seja, expirar durante o movimento.
– Enfatizar exercícios de alongamento e relaxamento e preparação para o pós-parto.
“Mesmo antes de nascer já é a razão do seu viver.”